Football For Hope Forum – de 26 a 29 em Belo Horizonte

Texto de abertura do FFH, por Diane Sousa, Instituto Formação
2nd FIFA Football For Hope Forum- FIFA Confederations Cup Brazil 2013
Bom dia a todas e todos os presentes neste segundo Fórum Football for Hope, realizado nesta efervescente cidade de Belo Horizonte, capital de Minas Gerais, estado brasileiro famoso por suas lutas históricas por um país democrático.

Estado onde nasceram, viveram, lutaram e morreram Tiradentes e Laudelina de Campos Mello, que representaram tão bem aos brasileiros e suas lutas.

Estado onde também nasceram grandes jogadores de futebol, apenas para citar alguns: Eder, Batista, Reinaldo, Luisinho, Tostão e o maior de todos: Pelé.

E é neste lugar, num momento histórico para o Brasil, país que é a sexta economia mundial e que tem uma realidade que gradualmente estamos todos (Governos e Sociedade) lutando e agindo para melhorar, com uma população vibrante no amor pelo futebol e no exercício cada vez mais consciente de sua cidadania, que estamos recebendo a COPA das CONFEDERAÇÕES, este FESTIVAL e no próximo ano a COPA DO MUNDO. Eventos importantes para nossa população e para a economia de nosso país, mas sobretudo, eventos que nos oportunizam mostrar ao mundo que no Brasil existem muito mais coisa que apenas o futebol, o samba, a Amazonia e o petróleo. Também existem mulheres e homens de todas as cores e idades e de coração valente. Existe presente e futuro.

Teremos neste Festival promovido pela FIFA, com apoio do Governo Local a oportunidade de discutir a relação do SUBSTANTIVO FUTEBOL com o CONCEITO DESENVOLVIMENTO para melhor garantia de DIREITOS HUMANOS.

Apesar do futebol ser um dos produtos mais valorizados do mundo não será o conceito de desenvolvimento do futebol o que nossas organizações aqui representadas desejam discutir, mas de que forma o desenvolvimento das pessoas que amam e praticam o futebol na sua dimensão educativa e para o lazer se irradia promovendo cada vez mais o desenvolvimento social e incidindo em processos de emancipação, de mobilização social, multiplicando pelo nosso planeta a prática educativa do futebol.

Será muito importante para todos nós que consigamos pensar o futebol neste evento, levando em consideração:

– SUA PRÁTICA EDUCATIVA e nesse sentido nossas organizações poderão contribuir com suas variadas ideias durante todo o Fórum nos diferentes debates que acontecerão.

– A MAIOR PARTICPAÇÃO DAS MULHERES COMO PROTAGONISTAS E FOCO DE ATENÇÃO DOS GRANDES INVESTIMENTOS DO FUTEBOL. Na perspectiva do esporte do alto rendimento, por exemplo, eu que sou jovem mulher praticante e apaixonada pelo futebol gostaria de ter a oportunidade de ir a uma loja e encontrar camisetas da selação brasileira com o nome da Marta, da mesma forma como encontramos com o nome de Neymar.

– SEU LEGADO SOCIAL – todos que estamos aqui devemos, ao contrário do temor às mobilizações pacíficas, ficar felizes por que nesta COPA poderemos inaugurar uma outra modalidade de LEGADO SOCIAL. As pessoas irem para as ruas como torcida pelo futebol e irem para as ruas como cidadãos que podem sim discutir e apresentar ideias inovadoras e necessárias para o MUNDO MELHOR que cada um queremos construir e que o FUTEBOL EDUCATIVO tem como lema.

Mais uma vez renovo meu desejo sincero e do Formação, em nome de todos os brasileiros e das organizaçoes brasileiras presentes de que cada um e cada uma de vocês sintam-se acolhidos em nosso país e bastante participativos neste nosso evento.

Que na COPA e neste Fórum possamos ver emergir cada vez mais forte o FUTEBOL na sua expressão mais genuína de jogo, que na essência pode ser praticado por todos os povos. Essência respeitada na participação do Taiti, que mesmo não praticando profissionalmente o futebol em seu país, venceu uma competição continental e ao vir para esta COPA conseguiu reverberar na nossa memória mais remota o futebol como lazer e como uma boa brincadeira. Foi lúdico vê-los como se estivessem em um sonho, jogando com os melhores jogadores do mundo em arenas tão bonitas e torcidas acolhedoras. Como disse o técnico do Taiti Eddy Etaeta “O futebol será muito melhor se os valores humanos estiverem envolvidos

E é essa brincadeira saudável e praticada de forma humana e humanizadora que desejamos que esteja dentro e fora de escolas públicas de nosso país e de outros países de nosso planeta sendo praticado como porta de entrada e de inclusão de crianças e adolescentes.

Vamos prosseguir – compartilhemos nossas ideias!

Bom evento!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s